Aula 02 - 01.03.19


Esta segunda aula foi necessária para relembrar alguns comandos do AutoCAD e para aprendermos a usar a 3ª dimensão no programa. O objetivo do exercício foi construir uma parábola e mais uma figura tridimensional.

Começamos por desenhar 1 diretriz(d), 1 eixo(e), 1 foco(F) e 1 vértice(V). De seguida, desenhamos 1 circunferência com centro em F com um raio de 3 unidades e fazemos Offset da diretriz com 3 de medida.




A partir daqui, criamos 7 circunferências com a medida de 1,5 e fazemos Extend da 2ª diretriz, tanto para cima, como para baixo. Agora, usamos o comando Offset para criar 7 linhas sucessivas para a direita com o afastamento de 1,5, cruzando com as circunferências em diferentes pontos.  Depois usamos o comando SPLINE, escolhendo o ponto de interseção da última circunferência com a última diretriz e ir escolhendo sempre as interseções seguintes, passando pelo vértice V. Esta curva será a curva da futura parábola.


Agora criamos 4 diferentes layers com diferentes cores e atribuímos às figuras já desenhadas: 1-Auxiliares; 2- Parabola; 3-Elem. dir.; 4-Texto. Para o passo seguinte, escolhemos a layer Parabola como current layer, e "congelamos" a layer Auxiliares.


Iniciamos o uso da ferramenta 3D do AutoCAD com a introdução dos comandos Orbit, Surftab e Revsurf para criar uma superfície de revolução de 180º graus em relação ao eixo "e"

De seguida, usamos o comando Hide para esconder as linhas sobrepostas e Shade para automaticamente colorir a parábola e dar-lhe a configuração de uma figura tridimensional



Para conferirmos espessura à parábola, iremos copiar a curva original fazendo um Offset da mesma para a sua esquerda. Para juntar as duas extremidades, usamos o comando Circle e Trim para criar a junção das 2 parábolas e o Pedit para unir a parábola com os 2 semicírculos. Por fim, repetimos os mesmos passos aprendidos anteriormente para criar esta segunda parábola.



Para concluir esta aula, vamos repetir novamente o processo. Só que desta vez iremos criar uma parabolóide de revolução com um a diretriz "d" como o seu eixo e com uma rotção completa de 360º  concebendo uma nova figura tridimensional.





COMANDOS 2D:
L- line
U- undo
OSNAP
F8- ortho ON/OFF
CIR- circle
O- offset
EXTEND
SPLINE
LAYER
CHPROP- change properties
TRIM
PEDIT

COMANDOS 3D:
ORBIT
SURFTAB
REVSURF- superfície de revolução

Comentários