Aula 05 - 22.03.19
Operações Booleanas
-são operações de 3 tipos, normalmente realizadas entre sólidos que se intersetam
- Adição (Union)
- Subtração (Subtract)
- Interseção (Intersect)A adição é a soma do volume total dos dois sólidosA subtração deduz parte do volume da figuraA interseção resulta num volume que corresponde simultaneamente aos dois
Começamos por desenhar um cone maciço com coordenadas 10;10, raio 5 e altura 5 e aplicamos o Shade. No seguinte instante usamos o Copy - Last, introduzimos as coordenadas e confirmamos a seleção. Isto faz com que um segundo cone surja no interior só primeiro, só que ligeiramente deslocado.
Com o comando Subtract, seleccionamos os 2 cones e obtemos um cone vazado.
Recorrendo ao 3DMirror, origina um segundo cone simétrico ao primeiro em relação ao vértice.
Posteriormente, iremos criar secções de 4 tipos:
- Plano perpendicular ao eixo para obter uma circunferência
- Plano paralelo à geratriz para obter uma parábola
- Plano paralelo ao eixo para obter uma hipérbole
- Plano oblíquo ao eixo para obter outra secção
Primeiro, construímos um retângulo na base e aplicamos um Hatch sólido, com o comando Copyclip e Pasteclip copiamos o retângulo + base e colamos 4 vezes no mesmo local. Abrimos o Layer e criamos 5 novas layers: Cone; Sec1; Sec2; Sec3; Sec4.
Com o auxílio do 3DRotate, rodamos cada um dos planos com ângulos diferentes, 15º, 45º e 90º respetivamente. O primeiro plano mantêm-se com uma inclinação de 0º
Agora, realizamos um Section seleccionando a figura e o plano seccante para atingir a secção pretendida. Para conseguirmos analisar melhor a secção devemos desloca-las para o exterior da figura
Agora, realizamos um Section seleccionando a figura e o plano seccante para atingir a secção pretendida. Para conseguirmos analisar melhor a secção devemos desloca-las para o exterior da figura
Para um último exercício devemos construir uma parabolóide e secciona-la
Para finalizar a aula, dialogamos sobre o trabalho individual que será feito posteriormente. A intenção será construir um espaço expositivo no AutoCAD 3D, com a escolha de um quadro como um ponto de partida. O processo terá que ser feito inicialmente com um trabalho manual para dar vida a nossa imaginação e criatividade e a seguir transpô-lo para o mundo digital.
A primeira entrega será constituída pelo ficheiro DWG, "printscreens" do desevolvimento do trabalho e uma imagem GIF. Futuramente, iremos realizar um pequeno filme no programa 3DSMAX
Comandos 2D/3D:
UNION
SUBTRACT
INTERSECT
3DMIRROR
COPYCLIP
PASTECLIP
SECTION
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