Aula 06 - 26.03.19


Superfícies curvas

-conseguem ser definidas por 4 linhas

Para darmos início à aula começamos pela utilização do comando Box com o ponto de origem 10,10 e de coordenadas @10,10,10. Após a criação do cubo, usamos Line para desenhar as diagonais facias do mesmo. Abrimos o Layer e criamos 3 layers (Parab1, Parab2 e Parab3) atribuindo cores diferentes a cada uma. 
Para definir os "limites" desta superfície devemos primeiro atribuir os valores que queremos ao Surftab- para isto devemos escrever SurfTab1 e SurfTab2 e atribuir 20 como o valor de cada. De seguida executamos o comando EdgeSurf e seleccionamos nas 4 diagonais para conceber a superfície curva. Porém, verifica-se que esta superfície não tem espessura, deste modo realizamos o Thicken e atribuímos para conceder a espessura desejada.


A partir deste momento, fazemos  um Move do cubo inicial, produzimos 2 cópias com o comando Copy e posicionamos os cubos lado a lado. Na layer em que estiverem, alteramos a sua transparência para 50 para que seja possível visualizarmos o seu interior e simplificar o passo seguinte. Aqui, desenhamos as diagonais faciais para e aplicamos os comandos aprendidos anteriormente para adquirirmos outra superfície curva tridimensional.



Assim sendo, avançamos para a aprendizagem de um novo comando: Helix, onde definimos o ponto de origem, a dimensão do raio 1, do raio 2 e da altura pretendida. Depois, desenhamos uma circunferência e movemos esta figura para o início da helix. Com o comando Extrude carregamos no círculo, escolhemos a opção Path e de imediato carregamos na helix- o objeto ganhará a forma espiral tridimensional.



Comandos 2D/3D:
EDGESURF
THICKEN
HELIX

Comentários