Esta primeira aula foi a introdução à unidade curricular de Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura, onde nos foi apresentado a lista de programas que iremos aprender a operar e a metodologia de avaliação. Além disso, revisitamos a nossa página pessoal em HTML, para darmos continuidade à mesma com uma nova abordagem para o 2º semestre- inserir um "botão" que redireciona-nos para um blogue pessoal.
Operações Booleanas -são operações de 3 tipos, normalmente realizadas entre sólidos que se intersetam Adição (Union) Subtração (Subtract) Interseção (Intersect) A adição é a soma do volume total dos dois sólidos A subtração deduz parte do volume da figura A interseção resulta num volume que corresponde simultaneamente aos dois Começamos por desenhar um cone maciço com coordenadas 10;10, raio 5 e altura 5 e aplicamos o Shade. No seguinte instante usamos o Copy - Last, introduzimos as coordenadas e confirmamos a seleção. Isto faz com que um segundo cone surja no interior só primeiro, só que ligeiramente deslocado. Com o comando Subtract, seleccionamos os 2 cones e obtemos um cone vazado. Recorrendo ao 3DMirror, origina um segundo cone simétrico ao primeiro em relação ao vértice. Posteriormente, iremos criar secções de 4 tipos: Plano perpendicular ao eixo para obter uma circunferência Plano paralelo à geratriz para obter uma parábola P...
Superfícies curvas -conseguem ser definidas por 4 linhas Para darmos início à aula começamos pela utilização do comando Box com o ponto de origem 10,10 e de coordenadas @10,10,10. Após a criação do cubo, usamos Line para desenhar as diagonais facias do mesmo. Abrimos o Layer e criamos 3 layers (Parab1, Parab2 e Parab3) atribuindo cores diferentes a cada uma. Para definir os "limites" desta superfície devemos primeiro atribuir os valores que queremos ao Surftab- para isto devemos escrever SurfTab1 e SurfTab2 e atribuir 20 como o valor de cada. De seguida executamos o comando EdgeSurf e seleccionamos nas 4 diagonais para conceber a superfície curva. Porém, verifica-se que esta superfície não tem espessura, deste modo realizamos o Thicken e atribuímos para conceder a espessura desejada. A partir deste momento, fazemos um Move do cubo inicial, produzimos 2 cópias com o comando Copy e posicionamos os cubos lado a lado. Na layer em que estiverem, alteram...
Comentários
Enviar um comentário