Aula 14 - 03.06.19


Aula de reposição

Esta aula teve como objetivo aprender as últimas ferramentas necessárias para finalizar o trabalho no programa 3dsMax.

1- Temos que adicionar um "chão", um pavimento, para que o objeto não esteja a flutuar no vazio. Este pavimento fará a linha do horizonte com o céu. Para alcançar isto é só criar uma Box com as dimensões que acharmos relevantes e assentar o nosso objeto na mesma


2- Para o renderização em video, é necessário primeiro configurarmos o "tempo"
O tempo total do video tem que ser no mínimo de 300 frames, com duração entre 15 segundos à 1 minuto. Podemos deduzir que 15 frames equivalem a meio segundo.


3- A camera: escolhemos a camera pretendida e regulamos a lente, dependendo da visão que queremos captar. Como é que funcionam as lentes? Quanto > for a distância focal, + fechado será o campo de visão. Podemos colocar a camera em planta (a nível do chão), mas depois no alçado podemos definir a altura. Para selecionar a camera toda, temos de seleccionar no segmento entre a camera e o target.


4-  No interior ou exterior do nosso espaço expositivo, devemos posicionar certos quadros, esculturas ou objetos, como por exemplo um cone de revolução

5- Tempos de observação: Elaboramos um percurso para o nosso espaço expositivo, em que podemos criar tempos de observação diferentes, como compassos de espera, entramos, paramos, viramos para outra direção, olhamos para cima, caminhamos em direção a uma peça para visualiza-la, etc.

6- "Environment background," adicionamos uma imagem por trás que será o nosso pano de fundo, pode-se escolher entre o céu, o mar, as montanhas, ou até mesmo a cidade. Para isto, carregamos no Rendering- environment- bitmap- escolhemos a nossa imagem- "check" use map- render preview- ok(close window). Depois no viewport, na zona do Defaul Shading ou Wireframe override alteramos para Viewport background- "check" environment background.
Os limites da imagem têm que ser iguais, para não vermos a tal costura, para resolver isto pode-se:
1- escolher uma foto, ir ao Photoshop, fazer um Mirror e junta-las numa só. Assim quando a costura acontecer, será tudo contínuo
2- usar uma foto onde estas diferenças não aconteçam, mais ou menos homogénea
3- usar uma foto panorâmica (cilíndrica) onde o inicio é igual ao fim

7- Existem maneiras de modelar  a imagem/material. Para usar como Material ou Textura:
Material editor- get material (o 1º ícone pequeno)- bitmap- escolher a imagem. Nos coordinates- em vez de texture, por environ- e no mapping escolhemos uma das 4 opçoes definidas

8- Para o som- Curve Editor. É um gráfico que vai conter todos os elementos grafados que estão na animação. Editor- Dope sheet- edit keys (1o ícone)- Sound (carregar 2x)- Add- escolher o som- 
Depois aparece-nos o sinal + na barras da manipulação do som. e 2 formatos: Waveform e Volume.
Para que o som se repita: na janela por Loop e dizer a quantidade de loops que queremos. Depois na zona de manipulação é só arrastar até estar ao nosso gosto. O som pode ser o coordenador da animação, ou seja, o vídeo decorrer em função do som- Podemos também por o som a tocar no sentido inverso.
Para buscar um som basta escrever no google Sounds WAV para edição de filmes e buscar a qualquer loja que tenha isso "Free"

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